domingo, 20 de setembro de 2009

Pressa pra que?

Uma colega me contou que recebeu em seu consultório, uma mãe muito preocupada porque na reunião de pais da escola, disseram a ela que o filho ainda não reconhecia as letras do alfabeto. A idade da criança? Três anos. Que bom que ele ainda não reconhece as letras do alfabeto! O mais triste de tudo isso é que, um absurdo desses parte justamente da Instituição que tem por dever conhecer com profundidade o desenvolvimento infantil . Em parte, faz isso porque os pais querem realmente que seus filhos aprendam coisas mais cedo. Afinal, precisarão passar nos vestibulinhos para ter vaga nas “melhores” escolas que selecionam as “melhores” crianças (melhores em quê?). Eu jamais escolheria para meus filhos uma escola que faz esse tipo de seleção. Jamais. As escolas então, para atender as expectativas dos pais e com isso, garantir o máximo possível de matrículas, apressam a aprendizagem de seus alunos. O resultado? Milhões de diagnósticos precipitados de transtornos, como por exemplo o de déficit de atenção e hiperatividade (o tal do TDAH) e muitos de dislexia. Isso é triste e grave. Em muitos casos, os sintomas que levam a estes diagnósticos são, na verdade, sinais de que estas crianças são saudáveis e se recusam, por meio de comportamentos assim, a responder a toda esta pressão. O problema é que a sociedade, por falta de informações (informações que deveriam ser dadas especialmente pelas escolas), não está pronta para entender dessa forma. Não compreendidas, as crianças passam a desenvolver as dificuldades que interferem na aprendizagem e nas relações sociais. Uma criança facilmente se transforma naquilo que vemos nela. Até os sete anos, as crianças precisam brincar. Só brincar. Estas é que serão as melhores. Porque terão sido as mais felizes.

2 comentários:

  1. È isto aí Xan.Pressa para quê?

    "Os elementos educativos devem ser apresentados à mente na infância,mas sem nenhuma compulsão." Platão.
    Um beijo.

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