quinta-feira, 3 de setembro de 2009

"O nenê fazeu!!!!!!"

Com a chegada do calor por aqui, nós começamos a tirar a fralda do Gabriel. Preparei todo o esquema: cuequinhas pra todos os lados, panos, lencinhos umedecidos, rodo, um peniquinho com olhos, nariz e boquinha, livrinhos por perto, etc, etc. Combinei com ele como seria dali pra frente. Que deveria tirar o shorts e sentar-se no troninho, quando tivesse vontade de fazer xixi ou cocô, e que algumas escapadinhas no começo iriam mesmo acontecer. Ele escutou tudo atentamente e quando terminei , saiu correndo tirando a cueca pelo caminho e lá se acomodou. Pegou um livrinho e ficou com aquela carinha de suspense, esperando pra escutar o barulhinho. Logo depois, levantou-se, olhou pra confirmar e lá estava o seu xixi. Entusiasmadíssimo, falou quase gritando: “Mamãe, o nenê fazeu!!!!!”. Bom, não preciso dizer que fiz a maior festa. Pulei, dei um monte de beijos e apertos nele, bati palmas, falamos tchau pro xixi. Foi uma folia, como diria minha mãe. Eu não sei o que achei mais bonitinho: o xixi dentro do peniquinho ou o “fazeu”. Depois disso, fez mais 2 mini (ou minis?) xixis no penico e 3 fora dele. Um no tapete, um no chão e outro no tapete. Paciência. Eu tinha dito a ele que seria assim mesmo. Ainda bem, que em cada um deles, ele me procurava pra mostrar a pocinha. E em cada um, todo o papinho de novo. Afinal, educar é repetir. Com o Pedro foi assim, e o resultado foi o melhor possível. Eu já li em mais de um lugar, que não podemos exagerar na festa quando a criança faz seu primeiro xixi no penico ou no vaso. Esses manuais às vezes pedem de mais da gente né? Ele me diz com os olhinhos brilhando, "o nenê fazeu!!!!" e eu vou ficar contida? Não. Não dá. A criança pequena ainda não sabe usar os verbos irregulares. Por isso, regulariza todos eles e não faz isso por imitação. Afinal, os adultos não falam assim. Isso é a prova de que a criança formula hipóteses e cria a sua própria gramática, ao contrário do que defende um modelo mais tradicional, ao dizer que a aquisição da linguagem se dá por repetição e reforço. Para regularizar ("fazeu") um verbo irregular (fazer), a criança precisa perceber que há nos verbos um radical. Se o passado do verbo correr (regular) é correu, o de fazer, é fazeu. Não é lindo?

3 comentários:

  1. Eu queria ter visto esta cena. A carinha
    dele ao gritar que o "nene fazeu".
    Com certeza eu teria entrado na folia.
    Esta fase passa tão depressa,deixa falar errado.A gente não reforça,mas se diverte
    com as carinhas.Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. Oi Xan, tentei a mesma técnica aqui, mas chegou uma chuva e um tempo que não colabora pra tirada de fraldas. Vou esperar setembro acabar. Ontem tivemos um xixi no penico e 7 xixis fora. Não há calcinha que chegue. E vc tem toda razão,é LINDO ver os pequenos crescerem. beijoca, saudade.

    ResponderExcluir
  3. É mãe, foi bem bonitinho mesmo.
    Lu, foram 3 xixis e meio pra cada uma? rssssss. Acho que eu ficaria louca com xixis dobrados. rssssss. Bjs.

    ResponderExcluir