sábado, 5 de setembro de 2009

"Na casa da vovó e do vovô pode"

Muitos pais e mães acreditam que as concessões feitas pelos avós podem confundir seus filhos. Esta é, com certeza, uma preocupação desnecessária. Em primeiro lugar, é importante que as crianças aprendam que há maneiras diferentes de se comportar, em lugares diferentes. Há coisas que na casa dos avós podem, simplesmente, porque os avós deixam. É simples assim: os avós deixam, os pais não. E é assim que os pais devem reponder, "na casa da vovó pode, aqui não pode". Em segundo lugar, vô e vó são aquelas fiiguras que serão eternamente lembradas pelos "mimos" que faziam. E não é justo privá-los de serem amados por isso. Casa de vó e vô não seria tão gostosa se deles fosse exigido o mesmo compromisso com a educação que se espera dos pais.
O mesmo acontece com as comparações que as crianças costumam fazer com as famílias dos colegas. "A mãe do meu amigo deixa". Os pais não devem se intimidar com apelos deste tipo. A não ser que não estejam seguros das regras que foram estabelecidas em casa. Neste caso, não há mal nenhum em revê-las e redefiní-las, mas desde que isto seja a exceção e não a regra. Porque caso contrário, ou seja, se os pais recuarem sempre nas imposições feitas, aí sim seus filhos ficarão confusos e inseguros.
Pai e mãe também nem sempre pensam da mesma forma e não há problema se os filhos souberem disso. O importante é deixar claro que são cúmplices na educação deles e que, mesmo quando têm opiniões diferentes, apoiarão e sustentarão as decisõess que tenham sido, anteriormente, tomadas pelo parceiro. E claro, podem conversar depois sobre suas diferenças para que possam, cada vez mais, atenuá-las.
É convivendo com essa diversidade de regras e de condutas, que as crianças vão, aos poucos, construindo as suas próprias crenças e aprendendo a respeitar as diferenças entre as pessoas. E, se neste caminho, puderem encontrar bons exemplos, especialmente das pessoas que lhe são significativas, terão ainda mais recursos para enfrentar, com responsabilidade e segurança, as difíceis tarefas da vida adulta.

5 comentários:

  1. De fato, 3 fins de semana consecutivos de plantão não é tarefa fácil! No próximo, nada de compromisso hein????? Bjs.
    Oi Maroca! Que bom que vc apareceu por aqui. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Até que estes vovós,procuram não fazer toda a vontade dos seus netinhos amados.
    Mas,que é um prazer ilimitado brincar com o pequenino,e fazer para o jovenzinho as coisas que ele gosta,isto não tem dúvida!
    Claro que cansa,mas nada supera a troca de energia. O cansaço passa com um bom descanso, e a alma fica leve.Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. feliz da criança que pode colecionar lembranças da casa do vovô e da vovó. Os meus vão ter de sobra.

    ResponderExcluir