domingo, 7 de março de 2010
Novo ensino fundamental
Este seria o ano para que escolas da rede pública terminassem de implementar o novo ensino fundamental de 9 anos. A lei federal, de 2005, tinha como objetivo principal garantir um ano a mais de escolarização, já que o ensino fundamental é obrigatório a todas as crianças. Estava previsto que, durante este período, as escolas se preparassem para receber a nova faixa etária, evitando que o conteúdo da antiga primeira série fosse apenas transferido para as crianças de seis anos do novo primeiro ano, sem as adaptações necessárias. Espaço físico (área de recreação, bebedouros, banheiros, carteiras, etc.) e propostas curriculares teriam que se adequar à nova faixa etária (eu pergunto de novo: não seria mais fácil investir no que já existe?). No entanto, as aulas começaram e parece que não foi isso o que aconteceu. Em muitas escolas, o primeiro ano continua exatamente como era a primeira série, com uma única diferença: estão sentadas nas carteiras, por longas cinco horas, crianças com apenas 6 anos de idade. A Secretaria de Educação de São Paulo, em reportagem da Folha de São Paulo, afirma que "à medida das necessidades e das diferentes demandas das diretorias de ensino serão encaminhados equipamentos para as escolas." Será que as crianças podem esperar por isso, considerando a burocracia que esse tipo de coisa exige, e justamente, num dos momentos mais delicados da vida escolar? Agora é torcer para não aumentar ainda mais o número de alunos que não aprendem e o que é pior, o número de encaminhamentos para os profissionais da saúde, como se o problema fosse deles (alunos). A boa notícia é que desta vez, será mais fácil para eles (profissionais) identificar onde é que está o problema.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Oi Xan
ResponderExcluirTenho o mesmo questionamento. Quando comecei a ouvir dessa lei - nem me lembro quando, há uns dois anos? - achei intuitivamente que aconteceria o que existe nos países da Europa & EUA, um ano a mais no ensino médio. Quando soube que haveria uma antecipação de um ano, não entendi, mas lendo as matérias e discutindo com profissionais vi que tinha um sentido.
Seus comentários, porém, demonstram a delicadeza dessa mudança e as adaptações necessárias - primeiro ano não é primeira série... São crianças mais novas e por isso menos tolerantes, com outras demandas. Some-se a isso, um projeto pedagógico burocrático. Nau sem rumo.
Beijos!
Ulaaaa! Parabéns pelo TCC, pensante criatura! Na verdade, quem te conhece jamais ficaria surpreendido com isso e a saudação fica por conta da coragem de ousar nesse tipo de trabalho, do desafio, do inusitado da obra! Chega do óbvio!
ResponderExcluirbjos
Oi Alexandra, sou do Doladodelá e estou passando para dar parabéns pelo "deizão", no trabalho. Sucesso para vc!
ResponderExcluirXan,não preciso dizer da admiração,respeito e carinho que tenho por você.O seu esforço para prosseguir nas especializações,contam com a compreensão e a colaboração do companheiro querido,e o entusiasmo do filho Pedro,que vibra com o crescimento de seus pais.
ResponderExcluir"A união faz a fôrça".Continuem,assim,tão amigos!!! Um beijo.
Gente, esse meu marido exagera viu? Barulhento!!!! Foi só um curso e um 10. Tá certo que é uma delícia tirar 10. Seja no que for. De qualquer forma, obrigada pelo carinho. Bjs.
ResponderExcluir